Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -
11 98902-1440

11 4193-1020

11 98902-1440

Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -

Atividades

Download da nossa agenda

Musicoterapia

A musicoterapia é realizada no átrio por um  profissional especializado em terceira idade.  Com músicas clássicas que relembram bons  momentos, os hóspedes interagem cantando e tocando instrumentos de percussão que são distribuídos.

É muito importante lembrar que a atividade acontece todos os domingos em um horário muito propício, além da música, os participantes desfrutam de aperitivos servidos em suas mesas.
 
Quebra-Cabeça

Montar quebra cabeça é uma atividade divertida desde a infância. Já na terceira idade, o jogo traz benefícios fundamentais para a saúde. 

O ideal é sempre começar com pequenas peças e ir aumentando o nível de dificuldade gradativamente. Esse tipo de atividade desenvolve o lado direito do cérebro, que ´r responsável para pensar na melhor solução e o esquerdo, responsável por escolher qual a melhor peça para ser encaixada. 





 
Rummikub

Já imaginou exercitar a memória e estratégia com jogos de tabuleiro? Encaixar peças, formar sequências e realizar diversas combinações além de muito divertido, trabalha o raciocínio lógico e a atenção dos hóspedes.

A atividade RummiCubi é realizada com os hóspedes todos os dias, às 15 horas.⠀
 

 
Equilíbrio e Movimento
Nesta atividade, os hóspedes realizam exercícios para estimular equilíbrio e movimentar o corpo, algo essencial nessa fase da vida, já que contribui para a diminuição dos riscos de queda, auxiliando a coordenação física  e motora. 

 
Inovação e tecnologia

Essa atividade tem o intuito de falicitar o contato dos hóspedes com a tecnologia. É sugerido que levem seus dispositivos pessoais como ceular ou tablet para que a aula seja totalmente aproveitada devido a particularidade de cada marca de aparelho.

O professor escolhe um determinado aplicativo e os orienta como manipulá-lo e tira todas as dúvidas que aparecem no decorrer da explicação.

A atividade é ótima para que possam aprender a se comunicar de uma forma melhor usando seus dispositivos e também possam compartilhar seus felizes momentos vividos no hotel.



 
Bingo

Às sextas-feiras, os hóspedes se encontram no grande espaço do átrio do hotel para passarem uma tarde animada e divertida juntos. Com ótimos prêmios, todos saem muito satisfeitos, mesmo aqueles que não ganharam nenhuma das partidas, pois vivenciam um agradável momento de interação no grande grupo, onde é possível jogar, rir, conversar e se divertir!



 
Jogos Cognitivos

Os jogos exercitam o raciocino lógico, a memória, coordenação motora, autonomia e a interação entre os hóspedes. Dessa forma, a prática de diferentes jogos previne o declínio cognitivo e auxilia na manutenção da saúde mental dos participantes.

Os hóspedes têm total autonomia para combinar o horário das partidas e até mesmo para organizar torneios entre si. Além disso, há horários em que os jogos são incentivados e acompanhados por um membro da equipe Solar Ville.
Tranca

Assim como outros jogos, o baralho é um ótimo motivo para reunir os amigos. No Solar Ville, os hóspedes podem se reunir em grupos e organizar as próprias partidas.

O jogo Tranca proporciona diversos benefícios para os nossos hóspedes, como: ajuda a passar o tempo em dias chuvosos, relaxa a mente no momento de lazer, aprimora o raciocínio matemático e ativa a imaginação. 

 
Caminhada

 A caminhada é realizada em uma pista de cooper, no espaço externo ao hotel, a pista possui uma vasta área verde e uma paisagem agradável. Antes de sair os hóspedes realizam uma pequena série de alongamentos, com a finalidade de preparar o corpo para a caminhada. Essa atividade promove sensação de bem-estar e contribui para a saúde mental, já que caminhar ao ar livre faz com que o cérebro responda a estímulos visuais, sonoros, táteis e olfativos, além de auxiliar a coordenação motora, melhorar a circulação, diminuir a sonolência, controlar a pressão, e traz diversos benéficos ao longo do tempo.

Petterapia

A Pet terapia é uma atividade realizada com participantes conhecidos como melhores amigos do homem, os cachorros. Com uma hora de duração a atividade integra entretenimento, música e os pets que variam de raça e tamanho, além disso pets da região são bem-vindos no período em que a atividade ocorre.

Os hóspedes cuidam, brincam e alimentam os animais, dessa maneira sentem a sensação bem-estar no início do dia. Esse contato traz diversos benefícios para a terceira idade como a diminuição do estresse, da pressão arterial, da frequência cardíaca e frequência respiratória, além de desempenhar um importante papel nas funções cognitivas, há o aumento dos níveis de serotonina e dopamina, que estimulam o relaxamento e melhoram o ânimo dos hóspedes. Esporadicamente a Petterapia recebe outros tipos de animais.
Artesanato

É uma atividade que em uma hora de realização é capaz de revelar novas aptidões através da prática manual, traz diversos benefícios aos idosos como a melhora da coordenação motora, maior agilidade, ajuda a prevenir doenças degenerativas, auxilia na concentração, estimula a criatividade, e interatividade. A execução da aula em grupo melhora o humor e afasta o sentimento de isolamento. Além disso o artesanato tem enfoque em utilizar materiais descartáveis, criando a consciência do uso racional de materiais e o cuidado no meio ambiente.




 
Cine Clássicos

É uma atividade de lazer prazerosa que provoca diversas emoções, estimula a reflexão e ainda funciona como um instrumento de transmissão de cultura. O Cine Clássicos coloca em cartaz várias tipologias de filme, desde clássicos até filmes premiados ao oscar, simultaneamente os hóspedes degustam uma deliciosa pipoca. A atividade mantém os hóspedes fisicamente e intelectualmente ativo, melhora a memória, o raciocínio e o metabolismo cerebral como um todo, o que é fundamental para afastar as doenças mais comuns dessa faixa etária.





 
Tai Chi Chuan
Também conhecido como meditação em movimento, o Tai Chi Chuan é uma arte marcial baseada em movimentos suaves.  A prática incorpora movimentos relaxantes e exercícios de respiração. 
 
Encontro de Linguagem

As aulas de inglês são gratuitas e direcionadas por uma professora contratada pelo hotel. O maior objetivo é encontrar diversão no idioma inglês, para isso, as aulas são planejadas a partir de músicas, jogos e muita conversação. É uma atividade que estimula o raciocínio, trabalhos em equipe, comunicação e, claro, muita risada. A parte gramatical é abordada com leveza, já que a ênfase está na conversação.
Todos os níveis são aceitos na turma, e o mais importante é tentar se comunicar e aprender sobre o idioma e a cultura do inglês em um ambiente descontraído. Não se preocupem, não é necessário fazer provas ou qualquer outra avaliação!



 
Momento Gastronômico
O Bate-papo com a Nutri é uma atividade descontraída que tem por objetivo, além do estreitamento da relação da Nutricionista com os hóspedes, a melhora e/ou manutenção da qualidade dos alimentos servidos no hotel. Durante o bate-papo, é realizada uma degustação de algum alimento que os hóspedes solicitaram na atividade da semana anterior.

A atividade é iniciada através de uma conversa, onde a profissional responde às dúvidas sobre nutrição e alimentos, presta orientações e atende a sugestões e reclamações sobre o cardápio e as refeições do hotel. A duração da atividade é de uma hora, sendo que o bate-papo dura cerca de 30 minutos.

Ao final, é feita uma dinâmica relacionada ao tema discutido. Trata-se de brincadeiras como “Bingo das Frutas”, “Bingo dos Legumes”, “Jogo do Adivinha”, “O que é, o que é?”, “Forca dos alimentos”, entre outros. Algumas vezes, são lidos artigos interessantes para os hóspedes debaterem.

Além de ampliarem o conhecimento dos hóspedes sobre alimentação saudável, essas dinâmicas também agem na melhoria da memória, da concentração e da agilidade mental.
Antes de encerrar a atividade, os hóspedes elegem, em comum acordo, um alimento para ser degustado na semana seguinte.

 
Chá da tarde Musical


 
Momento com Deus

 
Meditação e relaxamento
Não há nada melhor do que começar o dia relaxado e com muita disposição. Pensando nisso, a atividade matinal de meditação e relaxamento diminui a ansiedade através da conexão com o eu interior. É um momento de silenciar a mente, relaxar, encontrar a tranquilidade e estimular a concentração. Após o exercício, os hóspedes se sentem mais leves e cheios de energia.

Ginástica Laboral

A prática de atividades físicas é de suma importância para a saúde dos idosos. No Solar Ville Garaude, temos a Ginástica Laboral (ginástica na cadeira), realizada minimamente 2 vezes por semana, com duração de 35 minutos, e que, aproveitando a estabilidade postural proporcionada pela posição sentado, consiste em uma movimentação articular. As aulas são acompanhadas de músicas adequadas para a prática de atividades físicas e de acordo com a preferência dos hóspedes.



Benefícios:
• Aumento da autoestima e da disposição;
• Fortalecimento muscular;
• Manutenção da massa magra;
• Fortalecimento das articulações;
• Maior amplitude de movimentos;
• Redução das dores articulares;
• Melhora do equilíbrio e redução do risco de quedas;
• Melhora da coordenação motora;
• Interação social;
• Melhora do humor;
• Melhor desenvolvimento das Atividades de Vida Diária (AVDs)
• Prevenção de doenças; e
• Fortalecimento do sistema imunológico.



 
Oficina de Atualidades
Através de reconhecidos sites de notícias, reportagens em vídeo e jornais online, a Oficina de Atualidades informa os hóspedes sobre descobertas da ciência, avanços da tecnologia e as mais importantes notícias da semana. É desenvolvido uma discussão sobre os temas, em que cada hóspede tem a oportunidade de expor suas opiniões, desenvolver o senso crítico e ficar por dentro do que acontece no mundo.



 
Dinâmica de Grupo
 A Dinâmica de grupo busca a criação de vínculos entre os moradores do hotel através de uma estrutura de atividade que serve para as pessoas se conhecerem melhor, identificarem seus valores e discutirem conceitos.
Existem várias vertentes de dinâmica de grupo, sendo a verbal a qual melhor se adapta aos idosos, com assuntos e angústias que emergem do próprio grupo.
Existe a figura do “organizador”, representada por nosso psicólogo, que age como um facilitador da dinâmica proposta pelo grupo. O ideal é não existir um líder nesta atividade, mas sim um andamento fluido entre os participantes.
Além disso, a atividade serve também para esclarecer e resolver dúvidas, conflitos e queixas dos hóspedes.
Pastoral Católica
A partir das doutrinas da Igreja Católica, um grupo de senhoras voluntárias oferece, periodicamente, apoio espiritual através de missas, cantos religiosos, rezas, orações e os sete sacramentos. A Pastoral é realizada no espaço ecumênico, um local voltado para práticas religiosas onde a decoração e as imagens sagradas provocam a sensação de relaxamento e aproximação com a espiritualidade.

Hidroginástica

A hidroterapia e a hidroginástica tem muitas semelhanças, ambas  são realizadas na água, porém, possuem finalidades diferentes. A hidroginástica é uma atividade física realizada em piscina aquecida, que proporciona condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória através de uma sequência de exercícios rítmicos executados numa intensidade moderada e de forma ininterrupta.

A hidroterapia, por sua vez, é um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, visando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.

Entre seus benefícios, destacamos o relaxamento muscular, alívio da dor, diminuição de edemas, ganho de amplitude de movimento e ganho de força muscular. A hidroterapia é indicada para todas as áreas da fisioterapia que envolvem problemas de ordem traumato-ortopédicos, esportivos, neurológicos, reumáticos, estéticos e etc. As indicações mais comuns são lombalgias, cervicalgias, artrose, bursites, hérnia de disco, AVC, paralisia cerebral, lesões traumáticas como entorses, fraturas, luxações, pré e pós-operatórios, entre outros.

O tratamento é realizado por um fisioterapeuta que, após avaliação, determina as metas e condutas a serem seguidas de forma a acelerar e facilitar a reabilitação. Uma grande vantagem da reabilitação na água é a diminuição do peso corporal, que permite uma maior liberdade de movimento, possibilitando trabalhar grandes grupos musculares em amplitudes e direções diferentes de forma segura.

A água é um dos meios de cura, um veículo de calor ou frio para o corpo. Aplicada ao corpo, opera nele modificações que atingem, em primeiro lugar, o sistema nervoso, o qual, por sua vez, age sobre o aparelho circulatório, produzindo efeitos sobre regularização do calor corporal. As reações da aplicação da água são, portanto, três: nervosa; circulatória e térmica.



 
Inglês

As aulas de inglês são gratuitas e direcionadas por uma professora contratada pelo hotel. O maior objetivo é encontrar diversão no idioma inglês, para isso, as aulas são planejadas a partir de músicas, jogos e muita conversação. É uma atividade que estimula o raciocínio, trabalhos em equipe, comunicação e, claro, muita risada. A parte gramatical é abordada com leveza, já que a ênfase está na conversação.

Todos os níveis são aceitos na turma, e o mais importante é tentar se comunicar e aprender sobre o idioma e a cultura do inglês em um ambiente descontraído. Não se preocupem, não é necessário fazer provas ou qualquer outra avaliação!












 


 
Saúde e Bem-estar
Semanalmente, uma responsável da equipe de enfermagem organiza um bate-papo com os hóspedes a respeito da saúde na terceira idade. Recursos de imagem e som são utilizados para esclarecer temas, sanar as dúvidas e tornar as aulas mais didáticas. Eventualmente, são convidados outros profissionais da saúde para ministrar a atividade, respeitando a coerência dos temas com as competências da profissão.

 
Zumba
A aula de zumba é uma das atividades mais populares no Solar Ville Garaude. Combinando exercícios aeróbicos com coreografias de dança, essa atividade contribui muito para o equilíbrio e coordenação na terceira idade. 



 
Ginástica Laboral
10:00 - Átrio 

A prática de atividades físicas é de suma importância para a saúde dos idosos. No Solar Ville Garaude, temos a Ginástica Laboral (ginástica na cadeira), realizada minimamente 2 vezes por semana, com duração de 35 minutos, e que, aproveitando a estabilidade postural proporcionada pela posição sentado, consiste em uma movimentação articular. As aulas são acompanhadas de músicas adequadas para a prática de atividades físicas e de acordo com a preferência dos hóspedes.

Benefícios: 
• Aumento da autoestima e da disposição;
• Fortalecimento muscular;
• Manutenção da massa magra;
• Fortalecimento das articulações;
• Maior amplitude de movimentos;
• Redução das dores articulares;
• Melhora do equilíbrio e redução do risco de quedas;
• Melhora da coordenação motora;
• Interação social;
• Melhora do humor;
• Melhor desenvolvimento das Atividades de Vida Diária (AVDs)
• Prevenção de doenças; e
• Fortalecimento do sistema imunológico.

Leitura
11:30 - Biblioteca  

Ocorre nas primeiras horas da manhã, promovendo um encontro cultural no horário em que os hóspedes estão descansados e começando seu dia de atividades.
Desenvolvida na biblioteca do hotel, a atividade de Leitura discorre sobre grandes nomes da literatura e das artes em todas as épocas. Esta conversa exercita a atenção, a linguagem e a memória, uma vez que os autores mencionados são conhecidos pelos hóspedes, e estimula a interação social.
Os próprios participantes podem sugerir e eleger as leituras a serem realizadas na próxima semana, com a liberdade de realizar buscas no acervo de nossa biblioteca.
 
Entrelinhas
14:00 - Biblioteca  

A atividade é praticada em grupo proporcionando um clima descontraído e agradável.
A prática de tricô, crochê, ponto cruz e outros estilos de costura, estimulam a interação social, coordenação motora, as terminações nervosas localizadas nas pontas dos dedos, percepção, atenção, o foco, e um sentimento de realização e bem estar com a finalização do trabalho. O encontro de costura é um meio em que os hóspedes compartilham ideias, experiências, técnicas de costura, e objetivos, incentivando então a cooperação entre si de modo recreativo.
Evangelho do Dia
15:00 - Espaço ecumênico  

Momentos de renovação espiritual, meditação, oração e comunhão com o Criador.

• Fé
•  Devoção
• Espiritualidade
• Meditação
•  Oração
Coral do Solar
16:30 - Varanda da Biblioteca  

Dirigido por uma experiente professora, o grupo do coral desenvolve instrumentos musicais, aprimora o trabalho em equipe, e principalmente, exercita as cordas vocais. Os exercícios praticados no Coral trazem múltiplos benefícios para a saúde dos idosos, bem como fortalecimento do sistema imunológico, redução dos níveis de estresse e ansiedade, melhora do humor, estímulo da memória e treino da coordenação motora.
Além de terem uma música de autoria do grupo, o Coral faz apresentações em eventos e datas comemorativas no hotel.


 
Sinuca
18:00 - 4º Andar  

 
Pilates

Pilates
 
O pilates clínico (solo) visa à reeducação postural. É realizado através de exercícios específicos elaborados para estimular a musculatura que sustenta a coluna, não causando impacto nas articulações.
Esse método proporciona a melhora da postura, força muscular, flexibilidade, respiração, coordenação motora e equilíbrio. Porém, antes de iniciar um programa, é importante que seja realizada uma avaliação minunciosa para que a prescrição dos exercícios atente às necessidades individuais.
Recomendado para:
- alterações posturais;
-problemas articulares;
-fibromialgia;
-dor lombar;
-dor cervical;
-hérnia de disco;
-tensão muscular;
-entre outras...
Além de tratar a dor os exercícios do pilates também proporciona uma qualidade de vida melhor, uma vez que trabalha postura, força muscular, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio.
 

Musculação Terapêutica
Musculação terapêutica
 
Qualquer modalidade de exercício físico que seja capaz de melhorar ou recuperar parâmetros físico-funcionais, são úteis ao ser humano e pode ser considerado terapêutico. É sobre este pilar que é executada a modalidade de exercício comumente chamada de “Musculação Terapêutica”.

     O termo musculação, que na realidade é traduzido como “ação muscular” é confundido muitas vezes como se fosse somente exercícios físicos com pesos. Isto induz a se pensar que a musculação é exclusivamente realizada para fisiculturismo ou hipertrofia.

     Mas, qualquer “ação muscular” submetida a resistência suficiente para a recuperação físico-funcional, manutenção, aprimoramento funcional ou aprimoramento específico, pode ser entendida como musculação.
Os efeitos promotores de saúde dos exercícios físicos são conhecidos há várias décadas e atualmente melhor compreendidos, justificando a importância do incentivo de atividade física habitual para todas as pessoas. Paralelamente, os efeitos dos exercícios físicos para a recuperação da saúde também são atualmente melhor compreendidos. Um aspecto importante é que os exercícios mais intensos são mais eficientes para todas as finalidades, embora os exercícios mais suaves sejam mais seguros. Evidências atuais sugerem que os exercícios resistidos da musculação sejam os mais eficientes para promover saúde geral, além de produzir a mescla de qualidades de aptidão mais adequada para a funcionalidade. Por outro lado, esses exercícios também têm sido identificados como os mais seguros porque permitem controle ideal de sobrecargas, tanto musculoesqueléticas quanto cardiovasculares. A musculação tem a eficiência dos exercícios intensos associada a segurança dos exercícios suaves.
No que diz respeito às indicações dos exercícios resistidos também têm ocorrido grandes evoluções. Numerosas evidências demonstram que os exercícios resistidos são os mais eficientes para promover as aptidões necessárias para os esforços da vida diária (funcionalidade), aumentar a massa muscular, fortalecer os ossos, estimular o metabolismo, controlar o diabetes, a obesidade e a sarcopenia, além de diminuir a mortalidade por todas as causas, incluindo o câncer. Também têm efeito na promoção de saúde cardiovascular, evitando a aterosclerose, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio, o acidente vascular encefálico e a insuficiência arterial. As doenças autoimunes também parecem evoluir melhor com os efeitos exclusivos dos exercícios resistidos sobre o sistema imunológico. Com o conhecimento de todos esses efeitos salutares, a prática dos exercícios resistidos (musculação) é reconhecida atualmente como a mais eficiente forma de atividade física para estimular a saúde geral, promovendo o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.
« Voltar

Venha nos Visitar

Não é Preciso Agendar um Horário

Saiba Mais