Atividades

Artesanato

A arte estimula a criatividade e faz com que o idoso exponha suas ideias e aptidões ajudando a exercitar a mente.
A execução da aula em grupo melhora o humor e afasta o sentimento de isolamento. Além disso o artesanato tem enfoque em utilizar materiais descartáveis, criando a consciência do uso racional de materiais e o cuidado no meio ambiente.

Bingo

Às sextas-feiras, os hóspedes se encontram no grande espaço do átrio do hotel para passarem uma tarde animada e divertida juntos. Com ótimos prêmios, todos saem muito satisfeitos, mesmo aqueles que não ganharam nenhuma das partidas, pois vivenciam um agradável momento de interação no grande grupo, onde é possível jogar, rir, conversar e se divertir!

Cinema

Os filmes podem trazer muitos benefícios. Além de trabalharem o reconhecimento e a compreensão de conflitos, os filmes podem, ainda, trabalhar o equilíbrio das emoções. O lazer na terceira idade auxilia o envelhecimento mais saudável e, consequentemente, a viver mais e com qualidade.

Coral

O grupo do coral desenvolve o uso de instrumentos musicais, aprimora o trabalho em equipe, e principalmente, exercita as cordas vocais. Os exercícios praticados no Coral trazem múltiplos benefícios para a saúde dos idosos, bem como fortalecimento do sistema imunológico, redução dos níveis de estresse e ansiedade, melhora do humor, estímulo da memória e treino da coordenação motora. Além de terem uma música de autoria do grupo, o Coral faz apresentações em eventos e datas comemorativas no hotel.

Dinâmica de Grupo

A Dinâmica de grupo busca a criação de vínculos entre os moradores do hotel através de uma estrutura de atividade que serve para as pessoas se conhecerem melhor, identificarem seus valores e discutirem conceitos. Existem várias vertentes de dinâmica de grupo, sendo a verbal a qual melhor se adapta aos idosos, com assuntos e angústias que emergem do próprio grupo. Existe a figura do “organizador”, representada por nosso psicólogo, que age como um facilitador da dinâmica proposta pelo grupo. O ideal é não existir um líder nesta atividade, mas sim um andamento fluido entre os participantes. Além disso, a atividade serve também para esclarecer e resolver dúvidas, conflitos e queixas dos hóspedes.

Alongamento

Nesta atividade, os hóspedes realizam exercícios para estimular equilíbrio e movimentar o corpo, algo essencial nessa fase da vida, já que contribui para a diminuição dos riscos de queda, auxiliando a coordenação física  e motora.

Ginástica Laboral

A prática de atividades físicas é de suma importância para a saúde dos idosos. No Solar Ville Garaude, temos a Ginástica Laboral (ginástica na cadeira), com duração de 50 minutos, e que, aproveitando a estabilidade postural proporcionada pela posição sentado, consiste em uma movimentação articular. As aulas são acompanhadas de músicas adequadas para a prática de atividades físicas e de acordo com a preferência dos hóspedes.

Benefícios:

• Aumento da autoestima e da
disposição;
• Fortalecimento muscular;
• Manutenção da massa magra;
• Fortalecimento das
articulações;
• Maior amplitude de movimentos;
• Redução das dores articulares;
• Melhora do equilíbrio e redução
do risco de quedas;
• Melhora da coordenação motora;
• Interação social;
Melhora do humor;
• Melhor desenvolvimento das Atividades de Vida Diária (AVDs)
• Prevenção de doenças; e
• Fortalecimento do sistema imunológico.

Hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física realizada em piscina aquecida, que proporciona condicionamento físico geral, fortalecimento muscular e melhora da resistência cardiorrespiratória através de uma sequência de exercícios rítmicos executados numa intensidade moderada e de forma ininterrupta.

Meditação e Relaxamento

Meditação e relaxamento diminui a ansiedade através da conexão com o eu interior. É um momento de silenciar a mente, relaxar, encontrar a tranquilidade e estimular a concentração. Após o exercício, os hóspedes se sentem mais leves e cheios de energia.

Meditação

Laboratório da imaginação

Ministrada por um psicólogo, essa atividade traz leitura de capítulos de livros renomados e reflexão sobre os temas abordados.

Arte e Terapia

A fim de estimular o corpo e a mente através da arte, a arteterapia utiliza diversas expressões artísticas, como pintura, música e colagem.

Viagens e Psicanálise

Ministrada por um psicanalista faz uma ponte entre viagens e mundo psicanalítico.

Momento Gourmet

É uma atividade descontraída que tem por objetivo, além do estreitamento da relação da Nutricionista com os hóspedes, a melhora e/ou manutenção da qualidade dos alimentos servidos no hotel. Durante o bate-papo, é realizada uma degustação de algum alimento que os hóspedes solicitaram na atividade da semana anterior. A atividade é iniciada através de uma conversa, onde a profissional responde às dúvidas sobre nutrição e alimentos, presta orientações e atende a sugestões e reclamações sobre o cardápio e as refeições do hotel. A duração da atividade é de uma hora, sendo que o bate-papo dura cerca de 30 minutos. Ao final, é feita uma dinâmica relacionada ao tema discutido. Trata-se de brincadeiras como “Bingo das Frutas”, “Bingo dos Legumes”, “Jogo do Adivinha”, “O que é, o que é?”, “Forca dos alimentos”, entre outros. Algumas vezes, são lidos artigos interessantes para os hóspedes debaterem.
Além de ampliarem o conhecimento dos hóspedes sobre alimentação saudável, essas dinâmicas também agem na melhoria da memória, da concentração e da agilidade mental.

Momento com Deus

Momentos de renovação espiritual, meditação, oração e reflexão.

Devoção
Espiritualidade
Meditação
Oração

Chá da tarde musical

O objetivo é promover a socialização entre os hóspedes, diversão

Oficina de Estímulo

O objetivo é promover estímulo cognitivo, com foco principal na memória, e socialização entre os hóspedes.

Jogos Cooperativos

Exercícios para estimular corpo e mente e momentos de descontração. 

Musicoterapia

É uma atividade descontraída, visa levar alegria , descontração, diversão.
A música é capaz de estimular a liberação de dopamina e causa a sensação de bem-estar.
Realizada aos domingos , com apresentação de cantores trazendo o melhor repertorio musical.

Tai-Chi-Chuan

Para o idoso, os movimentos ao mesmo tempo lentos, suaves, mas vigorosos do Tai Chi melhoram a flexibilidade das articulações e dão firmeza aos braços e pernas, auxiliando na questão do equilíbrio, reduzindo o risco de quedas, e, consequentemente, de fraturas. Concentração, respiração, pressão arterial, memória, artrite e artrose também têm efeitos positivos com a prática.

Roda do Vinho

Com objetivo de socialização e diversão. Ocorre às sextas-feiras sempre regada por uma boa música e vinho.

Atualidades

O hóspede mantém-se atualizado sobre as notícias nacionais e internacionais, discute os acontecimentos atuais e amplia seus conhecimentos.

_autotone
Scroll to Top