Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -
11 98902-1440

11 4193-1020

11 98902-1440

Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -

Blog

Dobra o número de idosos que acessam a internet, segundo pesquisa

Um estudo realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação indicou que o número de idosos utilizando a internet subiu de 8% para 19% entre 2012 e 2016. Essa grande inclusão digital na terceira idade traz diversas vantagens psicossociais para os idosos, conforme explica Paulo Greven, gerontólogo do Solar Ville Garaude. "O idoso tende a ter um certo afastamento social e uma diminuição das suas atribuições e dos seus compromissos com a chegada da idade, o que acaba afetando também os seus processos intelectuais. O contato com a internet ajuda a cobrir esse vazio. Por isso é muito importante aprender a usar a internet e as redes sociais."

Além de manter o bem-estar psicossocial, as aulas de informática – como as que ocorrem no Solar Ville Garaude – tem um papel relevante para a manutenção da memória e da cognição dos idosos, que tendem a ficar prejudicadas com o tempo. "Aulas de informática contribuem muito para manter ativas as conexões neuronais, e até mesmo, para renovar conexões que poderiam estar enfraquecidas", ressalta Greven.

Dificuldade e resistência

Apesar de todos os pontos positivos, muitos idosos ainda apresentam uma certa resistência no contato com a internet e com as redes sociais. Para Paulo Greven, essa relutância tem muito mais a ver com a dificuldade de compreender esses processos tecnológicos, do que resistência em si. "Diferente dos jovens, que têm interações eletrônicas muito naturais, os idosos têm dificuldade de mergulhar e compreender o funcionamento da informática e, mais do que isso, é um desafio para eles lidarem com a tecnologia. É uma questão de ter chegado tarde no processo de aprendizagem do idoso, daí a resistência", afirma.

Aceitar que os avanços tecnológicos são irrevogáveis e persistir nesse aprendizado são as melhores formas de lidar com essas dificuldades, como reforça Greven. "Abrir mão da tecnologia significa entrar em uma sensação de obsolescência, de incompreensão do mundo atual, o que pode trazer grandes prejuízos psicossociais", finaliza.


 
« Voltar

Venha nos Visitar

Não é Preciso Agendar um Horário

Saiba Mais