Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -
11 98902-1440

11 4193-1020

11 98902-1440

Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -

Blog

Jogos de tabuleiro podem evitar declínio cognitivo de idosos

Uma nova pesquisa publicada no periódico Journal of Gerontoly aponta que jogos não digitais, como de tabuleiros e de cartas, ajudam a melhorar a habilidade cognitiva de adultos mais velhos.

Na análise, cientistas da University of Edinburgh, no Reino Unido, mostraram que pacientes com 70 anos ou mais que admitiram jogar jogos considerados "analógicos", como de tabuleiro e de cartas, tinham mais chance de manter uma saúde cognitiva boa durante a velhice.

Como o estudo foi feito

- Os pesquisadores examinaram dados de 1.091 participantes que nasceram em 1936 por meio do Lothian Birth Cohort 1936, um estudo que avaliou a capacidade cognitiva e mental das pessoas durante um longo período de suas vidas.

- Primeiro, os cientistas avaliaram a função cognitiva dos participantes aos 11 anos de idade, e depois mais tarde nas idades de 70, 73, 76 e 79, tendo em mente alguns padrões pré-estabelecidos de análise cognitiva.

- Os participantes também responderam sobre a frequência com qual eles praticavam jogos de tabuleiro, de cartas, xadrez, bingo e palavras-cruzadas aos 70 e 76 anos.

- Os pacientes com 70 anos ou mais que admitiram jogar jogos considerados "analógicos", como de tabuleiro e de cartas, tinham mais chance de manter uma saúde cognitiva boa durante a velhice.

Por que isso é importante? 

Segundo os responsáveis pela análise, a descoberta é mais uma evidência de que manter-se ativo durante a vida está associado a uma melhor habilidade de pensamento durante a velhice.

Os pesquisadores esperam que o estudo encoraje as pessoas — sobretudo, os idosos — a praticar atividades como jogar com amigos para prevenir o declínio cognitivo com o avançar da idade.

O próximo passo dos cientistas é investigar se alguns jogos podem ser mais efetivos que outros. Eles também afirmam que outros fatores foram associados a um melhor estado cognitivo, como estar fisicamente em forma e não fumar.
 

Fonte: Uol
« Voltar

Venha nos Visitar

Não é Preciso Agendar um Horário

Saiba Mais