Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -
11 98902-1440

11 4193-1020

11 98902-1440

Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -

Blog

Musculação Terapêutica em Alphaville

Qualquer modalidade de exercício físico que seja capaz de melhorar ou recuperar parâmetros físico-funcionais, são úteis ao ser humano e pode ser considerado terapêutico. É sobre este pilar que é executada a modalidade de exercício comumente chamada de “Musculação Terapêutica”.

O termo musculação, que na realidade é traduzido como “ação muscular” é confundido muitas vezes como se fosse somente exercícios físicos com pesos. Isto induz a se pensar que a musculação é exclusivamente realizada para fisiculturismo ou hipertrofia. Mas, qualquer “ação muscular” submetida a resistência suficiente para a recuperação físico-funcional, manutenção, aprimoramento funcional ou aprimoramento específico, pode ser entendida como musculação.

Os efeitos promotores de saúde dos exercícios físicos são conhecidos há várias décadas e atualmente melhor compreendidos, justificando a importância do incentivo de atividade física habitual para todas as pessoas. Paralelamente, os efeitos dos exercícios físicos para a recuperação da saúde também são atualmente melhor compreendidos. Um aspecto importante é que os exercícios mais intensos são mais eficientes para todas as finalidades, embora os exercícios mais suaves sejam mais seguros. Evidências atuais sugerem que os exercícios resistidos da musculação sejam os mais eficientes para promover saúde geral, além de produzir a mescla de qualidades de aptidão mais adequada para a funcionalidade. Por outro lado, esses exercícios também têm sido identificados como os mais seguros porque permitem controle ideal de sobrecargas, tanto musculoesqueléticas quanto cardiovasculares. A musculação tem a eficiência dos exercícios intensos associada a segurança dos exercícios suaves.

No que diz respeito às indicações dos exercícios resistidos também têm ocorrido grandes evoluções. Numerosas evidências demonstram que os exercícios resistidos são os mais eficientes para promover as aptidões necessárias para os esforços da vida diária (funcionalidade), aumentar a massa muscular, fortalecer os ossos, estimular o metabolismo, controlar o diabetes, a obesidade e a sarcopenia, além de diminuir a mortalidade por todas as causas, incluindo o câncer.

 Também têm efeito na promoção de saúde cardiovascular, evitando a aterosclerose, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio, o acidente vascular encefálico e a insuficiência arterial.

 As doenças autoimunes também parecem evoluir melhor com os efeitos exclusivos dos exercícios resistidos sobre o sistema imunológico. Com o conhecimento de todos esses efeitos salutares, a prática dos exercícios resistidos (musculação) é reconhecida atualmente como a mais eficiente forma de atividade física para estimular a saúde geral, promovendo o envelhecimento saudável e a qualidade de vida.
 
  • SOLAR_EXPOLONGEVIDADE_5.jpg
  • SOLAR_EXPO_LONGEVIDADE.jpg
  • SOLAR_PARTICIPA_EXPOLONGEVIDADE1.jpg
  • SOLAR_PARTICIPA_EXPOLONGEVIDADE2.jpg
  • SOLAR_PARTICIPA_EXPOLONGEVIDADE3 (2).jpg
  • SOLAR_PARTICIPA_EXPOLONGEVIDADE3.jpg
  • SOLAR_PARTICIPA_EXPOLONGEVIDADE4.jpg
« Voltar

Venha nos Visitar

Não é Preciso Agendar um Horário

Saiba Mais