Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -
11 98902-1440

11 4193-1020

11 98902-1440

Avenida Copacabana, 536 - Empresarial 18 do Forte - Barueri - SP -

Blog

O Solar está entre as melhores referências de lares de luxo para idosos

Com proposta de um lifestyle diferenciado, os espaços luxuosos surgem como uma alternativa para o isolamento da terceira idade. Entenda!

Após passar por várias etapas da vida, repletas de experiências, desafios e conquistas, nada mais merecido do que aproveitar a última fase com qualidade. Na contramão dos estereótipos da sociedade, que consideram a velhice um período de declínio e passividade, os lares de luxo para idosos proporcionam um lifestyle que preza pela autonomia, desenvolvimento integral e vida ativa da terceira idade.

Durante a pandemia, o convívio social ganhou novo status. Pela primeira vez em muito tempo, a sociedade deu uma pausa na rotina turbulenta e direcionou o olhar para o idoso. Diante do cenário de isolamento e privação de contato com o mundo, espaços centrados nos mais velhos servem como alternativas por proporcionarem bem-estar, interação social, desenvolvimento cognitivo e lazer de forma segura.

Tendência na Europa e nos Estados Unidos, principalmente pelo fato da população estar com expectativa de vida mais alta e desejar um estilo de vida mais bulcólico, os lares luxuosos para idosos já fazem parte da realidade brasileira.

A diferença é que o conceito “rodeado pela natureza” não corresponde aos anseios dos brasileiros, que querem ficar próximos aos grandes centros urbanos e às pessoas que amam. “As soluções verticais têm mais sucesso no Brasil do que as horizontais porque o brasileiro não quer se afastar”, aponta Pedro Garaude, diretor do Solar Ville.

Para ele, o entendimento da cultura de cada local é pré-requisito para se pensar em soluções que atendam às necessidades dos idosos e de seus familiares. Em sua perspectiva, um ambiente exclusivo não é a melhor solução.

“O meu desejo é que não houvesse um local exclusivo para idosos, mas sim que todas as soluções condominiais fossem inclusivas e que eles não fossem retirados do seu convívio com as outras pessoas”.

Negócio certo

De acordo com Vinícius Neves, administrador do Residencial Club Leger, a expectativa de vida aliada às mudanças na dinâmica familiar, com todos os membros da casa saindo para trabalhar, impulsionaram esse tipo de negócio no território verde e amarelo.

“A criação de redes nacionais de residências e a vinda de rede estrangeira para o Brasil é a grande prova de que o Brasil é a bola da vez para este mercado. As famílias tiveram o seu tempo de cuidado com os idosos afetados e lugares como o Residencial Club Leger serão, cada vez mais, uma opção para suprir esse aspecto da vida moderna”, destaca.

Esse tipo de estabelecimento também valoriza a autoestima, na medida em que o idoso se sente valorizado por estar em ambientes bonitos e receber apoio em todos os aspectos.

Para Lílian Piedade, proprietária do Lar Senior Residence, não há dúvidas em relação à qualidade de vida que esse formato de moradia proporciona. “Nesse tipo de espaço o indivíduo se sociabiliza, se vê e se encontra no outro. Nessa fase, é necessário que o idoso esteja ativo e tenha convívio social”.

No Brasil, existem alguns empreendimentos que trabalham com essa proposta. O GPS|Lifetime procurou saber mais sobre lares de luxo para idosos de referência no país. Confira!
 
Solar Ville Garaude

Sediado em Alphaville, bairro nobre de São Paulo, o Solar Ville Garaude é um hotel familiar que possui a missão de proporcionar qualidade de vida e bem-estar para o público da terceira idade com um conceito tipo flats. Criado há 22 anos, o local nasceu do sonho de Sandra Garaude, médica cardiologista geriatra, de montar um espaço que oferecesse um estilo de vida diferenciado ao público idoso. Com ambiente rústico, mas sem abrir mão do luxo e da sofisticação, o hotel conta com biblioteca, espaço ecumênico, salão de beleza, piscina e um belíssimo átrio com bar e piano de cauda. Entre as atividades oferecidas, estão aulas de yoga, alongamento, meditação e hidroginástica, além aulas de inglês e musicoterapia. Aberto também às famílias, os idosos podem se hospedar por alguns dias ou passar um período curto no local.

Residencial Club Leger

Tudo começou quando um casal de médicos, Nívea e Roberto Chacur, viram a oportunidade de construir um residencial próximo à natureza e com serviços mais cuidadosos aos idosos. Localizado perto do Parque Estadual de Jaraguá, área verde a 20 km do Centro de São Paulo, o Residencial Club Leger oferece três tipos de estadia: O Day Use; Curta Duração e Longa Permanência. Os hóspedes que decidem residir no local contam com atendimento 24 horas de uma equipe multidisciplinar.  A estrutura luxuosa do espaço é formada por um salão para festas e eventos, adega, biblioteca, piscina, quadra de tênis, capela e fogão à lenha.  Atividades como caminhada, ginástica, artesanato, cinema, jogos eletrônicos e hortas são oferecidas aos moradores para incentivar o prazer da convivência.

Ventura Residence

Prestes a completar 10 anos de existência, o Ventura Residence veio ao mundo com o investimento do empresário têxtil Jose Henrique de Loyola. O edifício de 13 andares é situado no centro da cidade de Joinville, em Santa Catarina e oferece moradia de alto padrão com atividades diversificadas e serviço médio personalizado. O local conta abriga um amplo terraço ajardinado, spa com solário panorâmico, academia, podologia e salão de beleza. Com tratamento humanizado, o lar oferece serviços de spa, academia, aulas de pintura e arteterapia.

Lar Senior Residence

De uma pequena casa de repouso em Itapoã, nasceu um projeto maior: um hotel a poucos metros do Centro Histórico do Pelourinho em Salvador. A arquitetura do Lar Senior Residence é um casarão do século 19, marcado pela imponência do estilo colonial, com mobiliário elegante e antigo. Com diversos tipos de modalidade de hospedagem (temporária e permanente), o idoso possui ao seu dispor assistência de profissionais qualificados, como enfermeiros, educadores e nutricionistas, além de atividades cognitivas e música ao vivo.

Eles merecem!
 
« Voltar

Venha nos Visitar

Não é Preciso Agendar um Horário

Saiba Mais